O que é desvio produtivo do consumidor?

O que é desvio produtivo do consumidor
Como forma de remediar ou compensar o consumidor financeiramente que se vê obrigado a passar por situações como: ligações intermináveis, infinitos números de protocolo ou ainda ter que se locomover para resolver questões sobre prestações de serviços, que o desvio produtivo do consumidor foi pensado.

Compartilhe esse post

Tempo é um bem não renovável. Nosso tempo é finito e por isso, deve ser respeitado e aproveitado da melhor forma possível, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Porém não são raras as vezes que perdemos longas horas em telefonemas intermináveis com atendentes de call center de serviço de atendimento ao consumidor para resolver problemas por conta de falha na prestação de serviço como internet, luz, etc. ou ainda, cobranças indevidas, entre outras demandas. E o pior é que após esse tempo esperando por atendimento é muito comum o problema persistir.

Como forma de remediar ou compensar o consumidor financeiramente que se vê obrigado a passar por situações como: ligações intermináveis, infinitos números de protocolo ou ainda ter que se locomover para resolver questões sobre prestações de serviços, que o desvio produtivo do consumidor foi pensado.

O advogado Marcos Dessaune é autor da teoria do desvio produtivo do consumidor, lançada em 2011, que traz um novo ponto de vista sobre esta situação tão comum vivida por todos nós: o de enfrentar longas espera por atendimentos para reparo de serviços, sem solução efetiva para o consumidor, e atendimento a quem.

A teoria propõe que o tempo despendido pelo consumidor tentando solucionar problemas causados por maus fornecedores de produtos ou serviços e a falha na prestação de serviço caracteriza um dano indenizável.

Ou seja, situações em que o consumidor precisa se desviar das suas atividades para gastar tempo para ficar ao telefone e muitas vezes, chegar a gastar recursos materiais para resolver uma questão relacionada ao seu direito do consumidor, são situações nas quais o consumidor pode exigir indenização!

O advogado Marcos Dessaune afirma que “o desvio produtivo se caracteriza quando o consumidor, diante de uma situação de mau atendimento, precisa desperdiçar o seu tempo e desviar as suas competências — de uma atividade necessária ou por ele preferida — para tentar resolver um problema criado pelo fornecedor, a um custo de oportunidade indesejado, de natureza irrecuperável”.

O tempo que está em jogo, segundo o desvio produtivo do consumidor, é o tempo vital! Aquele mesmo citado no início do texto como extremamente valioso e que deve ser bem aproveitado ao lado de quem se ama ou gasto em situações que tragam maior crescimento profissional e pessoal para você.

Quer saber mais sobre desvio produtivo do consumidor ou se você tem direito a recorrer em alguma situação?

Entre em contato com o nosso escritório e estamos prontos para atender a sua questão e apontar a melhor solução!

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Você também pode gostar

Posso ajudar?